
Endoscopia Pediátrica
A Endoscopia Pediátrica abrange o atendimento a bebês, crianças e adolescentes. Apesar de ser um exame invasivo, o procedimento é seguro, indolor e eficaz para o diagnóstico de doenças gastrointestinais.
Atualmente, a Endoscopia Digestiva Alta é um dos principais e mais utilizados exames para diagnóstico e procedimentos em Gastroenterologia Pediátrica. Diferente dos adultos, o achado de aspecto endoscópico normal da mucosa não exclui a possibilidade de alteração patológica, sendo indispensável realização de biópsias.Os exames são sempre realizados com a presença do médico anestesista e da equipe de Enfermagem.
As principais indicações são diagnósticas e terapêutica
- Dor abdominal;
- Vômitos;
- Disfagia;
- Hemorragia digestiva;
- Má absorção;
- Diarreia crônica;
- Suspeita de esofagite;
- Ingestão de cáusticos;
- Dilatações;
- Remoção de corpos estranhos;
- Colocação de sondas alimentares e gastrostomias;
- Entre outras.
Colonoscopia
A colonoscopia é um exame que usa técnica semelhante a da endoscopia, para avaliar o intestino. Não é tão comum de ser solicitada como nos adultos, mas em alguns casos pode ser essencial para o diagnóstico, como na investigação de sinais inflamatórios, caso o paciente apresente diarreia crônica ou sangramentos. E pode ser até mesmo terapêutica, permitindo a retirada de pólipos intestinais no momento do exame, por exemplo.
Ambos os exames são sempre realizados sob sedação, com acompanhamento de um médico anestesista e equipe completa de enfermagem, garantindo conforto e segurança para o paciente. As complicações em crianças são raras, e assim como na endoscopia, pode ser realizada em qualquer idade!
